Ateu fará oração inaugural de sessão do conselho municipal
Uma lei de maio obriga a participação de representantes religiosos e não religiosos na sessão do conselho
A sessão do conselho municipal da cidade de Greece, no estado de Nova York (Estados Unidos) começou nesta terça-feira (15) com a oração de um ateu.
Segundo o diretor jurídico da Associação Humanista Americana, David, Niose, estava combinado que o ateu Dan Courtney iria “enfatizar a importância da inclusão, dos humanos resolvendo problemas humanos e vez de buscar assistência sobrenatural”.
A participação de um ateu na oração inicial da reunião do conselho municipal se dá por uma ação das entidades que defendem a separação da Igreja e Estado.
Um processo movido por essas instituições foi derrubado na Suprema Corte pois exigia que as orações de abertura das sessões fossem canceladas. Em Greece e em outras cidades religiosos de qualquer crença e não religiosos podem se cadastrar para realizar a oração inicial.
Por não conseguirem derrubar as orações na Justiça, os ateus resolveram se cadastrar nos órgãos legislativos para serem chamados para orar. Segundo a Associação Humanista Americana mais de 150 ateus já se inscreveram em diversos pontos do país.
Courtney foi o primeiro ateu a ser chamado, mas o conselho municipal de Greece deixou claro que ele precisava falar respeitosamente para não desrespeitar as outras crenças.
Mesmo sendo obrigado a aceitar todas as organizações religiosas e não religiosas, o supervisor da cidade, William Reilich, deixou claro que não irá tolerar gozações. Tanto que o pedido de um grupo que se declara como “adoradores do espaguete” foram impedidos de se cadastrarem para fazer a oração de abertura.
Com informações Conjur
Nenhum comentário:
Postar um comentário